domingo, 8 de janeiro de 2017

O coelho Rogério... e outras artimanhas para adormecer as crianças

Gostava de me disciplinar mais para poder ler aos meus filhos uma história antes de dormir. Talvez assim conseguisse incutir-lhes o gosto pela leitura. Conforme já aqui disse, confesso que falhei com o meu filho mais velho.
Mas ontem à noite a Nô pediu-me se lhe lia uma história. Estava na hora de dormir e ela estava super excitada.
Lembrei-me então de um livro infantil que comprei há uns meses e sobre o qual já tinha ouvido maravilhas e que garantis pôr os miúdos a dormir. Procurei na estante e depressa o encontrei. Reli os avisos para não ler aquela história a pessoas que fossem a conduzir. Criei um ambiente calmo e com pouca luz no quarto e lá comecei a ler a história utilizando todos os conselhos para que as "poderosas técnicas psicológicas de relaxamento" fizessem efeito.
Com voz baixa e calma (e a lanterna do telemóvel para conseguir ver as letras, pois tinha começado a leitura estilo morcego) lá fui avançando na historia, sempre na expectativa de ver a Nô magicamente adormecer, mas de cada vez que olhava para ela deitada na cama só via os seus olhos esbugalhados a olharem para mim. Tive que a mandar deitar umas poucas de vezes pois estava constantemente a levantar-se da cama.
Já quase no fim do livro acalmou, enfiou a cabeça debaixo dos cobertores e eu pensei... querem ver que resulta mesmo?
Lá acabei de ler a história até ao fim e já convencida de que estava a dormir saí pé ante pé do quarto dela. Cheguei ao quarto do Dé para lhe desejar boa noite e prestes a deitar foguetes, quando começo a ouvir um choro miudinho.
Qual dormir, qual quê? Estava bem acordada, queria água e não queria dormir.
Deitei-me ao lado dela, possivelmente mais de meia hora, até finalmente adormecer.
Diz o livro e o senhor psicólogo que o escreveu que a coisa poderá não surtir efeito logo à primeira e temos que repetir a dose.
Logo vamos voltar à mesma história para ver se a coisa resulta mesmo.

Para os que quiserem experimentar, o livro chama.se "O coelho que queria dormir" e o autor é o Sr. Carl - Johan Forssén Ehrlin (psicólogo sueco) e comprei-o na FNAC.

Sem comentários:

Enviar um comentário